6ª Copa de Futebol do Alto Paranaíba
São Gotardo - MG
07 a 13 de janeiro de 2020
Cat: 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009
 
Apoio:
São Gotardo MG
Arapuá MG
 
Organização
Eventos Esportivos
 
São Gotardo

São Gotardo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Sua população estimada em julho de 2015 era de 34 425 habitantes

História
Os primeiros habitantes da região da Mata da Corda e adjacências, compreendendo também a faixa territorial em que se acha localizado o município de São Gotardo, anteriormente à fundação do primitivo arraial, derivam, certamente, das expedições que penetravam o sertão, não só visando à fiscalização da cata do ouro e comércio de pedras preciosas, como também povoando os lugares por onde passavam, construindo fazendas, fundando povoados, erigindo capelas. O nome do município se deve ao seu fundador, Joaquim Gotardo de Lima.
Dentre os são-gotardenses ilustres, destacam-se José Roberto Bougleaux, ex-jogador de futebol e autor do primeiro gol do Mineirão, Alício Pena Júnior, ex-árbitro de futebol, Danilo Gabriel de Andrade, atual jogador do Corinthians e o locutor de rodeio Gleydson Rodrigues.


Centenário-30 de setembro
No dia 30 de Setembro comemora o centenário da cidade com os seguintes shows de 7 dias seguidos e com missas sertanejas. Toda a renda das barraquinhas da Festa serão doadas para entidades carentes de São Gotardo. As comemorações terão portões abertos durante todos os dias. A Prefeitura Municipal de São Gotardo e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo realizou a Festa que está sendo preparada para a cidade.

Geografia
O município de São Gotardo tem altitude de 1.100 metros, desta maneira proporciona um clima agradável e frio no inverno, podendo até gear em vales e regiões mais altas.

Educação
O município possui várias escolas dos ensinos fundamental e médio, públicas e particulares. As escolas de ensino fundamental e médio atendem as demandas do município quanto ao número de vagas necessárias e também vêm se destacando no estado de Minas Gerais pelo alto nível de desempenho nas avaliações internas e externas.

No campo do ensino superior, conta com o CESG (Centro de Ensino Superior de São Gotardo), além de uma unidade da Unipac. O município é pólo regional de educação à distância da Uniube (Universidade de Uberaba). Aproximadamente a 18 quilômetros, está localizado o campus da Universidade Federal de Viçosa em Rio Paranaíba.

 
Arapuá

De chapéu de Marinheiro, à “Abelha Arapuá no jatobá .”
Nos dá conta a história de que o nome da região originou-se inicialmente pela alcunha de Marinheiro, considerando o formato da região, que lembrava um autêntico chapéu do tripulante dos altos mares. Um antigo, majestoso e hoje sem qualquer dúvida, raro jatobá, teve também coadjuvante participação na definição do nome que mais tarde viria a batizar o local.
Abrigava-se nas sombras e galho, da quem sabe centenária árvore, uma enorme colméia de nome até então desconhecido para os poucos fazendeiros moradores da região. Na controvérsia do então incerto nome daquela desconhecida abelha, Ira-porã , Arapuã, Arapuá, que se referiam a tal imensa colméia decidiram-se os poucos residentes, após consideradas e prolongadas ponderações, pela escolha do último nome, talvez pela clareza e singeleza da pronúncia , A R A P U Á . Ah, estava definido e acertado em cheio, o correto nome da desconhecida e intrusa abelha, que passou também a emprestar o nome para o minúsculo povoado que se iniciava.
Não obstante da designação do claro, mas incomum nome, a região viria rapidamente a se tornar conhecida . Mas é óbvio, que a ajuda de um Santo é sempre bem vinda, e esta não tardaria pelo empenho dos então devotos de S. João Batista, mais tarde o padroeiro definitivo da cidade, e assim surge a primeira doação de terras ao patrimônio, que teria partido do Senhor Luiz Cassiano da Silva, doada por palavra, que era tão valiosa quanto qualquer documento.
Doou ao Santo São João Batista, meia quarta de terras junto ao jatobá. Daí, terra doada ao Santo, partindo do jatobá da abelha Arapuá, tudo conspirava em torno do nome, e assim eis que inicia o São João Batista do Arapuá . Esta 1ª. doação teria ocorrido por volta de l.851, e foi logo seguida por outra doação ao Santo do mesmo nome, pelo fazendeiro Francisco Barbosa.
Surgia assim o povoado da Vila de São João Batista de Arapuá, e outras doações de terras seguiram também o curso de doações pelos fazendeiros locais, para a formação do patrimônio de São João do Arapuá, como passou a ser mais referido. Mais tarde, outros proprietários de terras que faziam divisas com os limites do terreno demarcado para o crescimento da Vila Arapuá, doaram também pequenas áreas de terras, agora já doados para o patrimônio do novo distrito de Arapuá, não mais para o Santo.
Entre outras, houve doações até por volta de l.923 nas quais tiveram participações os Srs. Antonio Gonçalves de Oliveira, José Gonçalves de Melo, Eduardo Augusto de Medeiros e suas esposas. Coube ao Sr. José Luiz de Moura, ser o doador de uma nascente de água oriunda das Fazendas Salgado e Fradiques, para o abastecimento de água da população do novo distrito de Arapuá.
Assim, estava o novo distrito criado pela Lei 843 de 07/09/1923 . Ainda desta data, até a emancipação do Município pela Lei 2.762 de 30 de dezembro de 1.962 , o distrito de Arapuá pertenceu ao Município de Rio Paranaíba, anteriormente chamado de S. Francisco das Chagas do Campo Grande.
A solenidade oficial de emancipação e elevação de Arapuá a condição de cidade, ocorreu em 1º. de março de 1963. Houve nesse ínterim a figura de um intendente nomeado pelo Governador do Estado, que nomeou o o Sr. José Francisco Brandão para administrar a cidade até a eleição do primeiro Prefeito do Município, Sr. João Veloso de Almeida, que exerceu o cargo de 01/09/63 a 31/12/66 : Atual Prefeito, Sr. Geraldo Medeiros, neto do então doador de terras de 1.923 e fundador da primeira “Casa de Escola “ do vilarejo, Sr. Eduardo Augusto de Medeiros, nesta gestão assumiu o cargo pela segunda vez, tendo sido Prefeito de 01/01/83 a 31/12/88. Partido PR.

 
Fotos dos Campos
 
Informações Gerais da 6ª Copa de Futebol do Alto Paranaíba
Data: 07 a 13 de Janeiro de 2020
Local: São Gotardo - Minas Gerais (Podendo ocorrer jogos nos municípios vizinhos)
Cat.: 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009 - 2010
 
Alojamentos: Salas de aulas, clubes, ginásios, salões e entidades preparadas especialmente para recepcioná-los. Os participantes deverão trazer: colchões, roupa de cama, travesseiros, cobertores, pratos, talheres, copo e produtos de higiene pessoal.
Cada equipe deverá obrigatóriamente trazer um segurança ou responsável para seu alojamento. Pertences pessoais e de valor são de responsabilidade das equipes.
Alimentação: A partir do dia 07/01 será servido o Almoço e o Jantar, e a partir do dia 08/01 serão servidas refeições diárias (Café, Almoço e Jantar). Os participantes deverão trazer pratos, talheres e copos. O refeitório não irá emprestar pratos, talheres e copos, isso são materiais de responsabilidades das equipes. Antes do Almoço do dia 07/01 a organização não se responsabiza pela alimentação.
Arbitragem e Premiação: Serão premiados os três melhores colocados de cada categoria com troféu e medalha. O quarto colocado receberá medalha. Serão premiados também o artilheiro e defesa menos vazada de cada categoria.
*O Transporte interno e extreno será de responsabilidade das equipes, poderão ocorrer partidas nos muncipios vizinhos.
Participação:
Poderá participar do evento: escolas de futebol, entidades filantrópicas ou assistenciais, times de empresas ou escolas (municipais, estaduais e particulares), prefeituras municipais, clubes profissionais e amadores do Brasil e do exterior da modalidade de futebol masculino.
Desfile de Abertura:
As equipes deverão obrigatoriamente participar do desfile de abertura (desde que estejam na cidade)
Documentação:
OS ÚNICOS DOCUMENTOS QUE DÃO CONDIÇÃO DE JOGO AO ATLETA DEVERÃO SER APRESENTADOS EM SUA FORMA ORIGINAL SOMENTE E SÃO:
- Cédula de Identidade (RG);
- Cédula de Identidade do País de Origem;
- Carteira de Identidade Militar;
- Carteira de Identidade Indígena;
- Cédula de Identidade de Estrangeiro;
- Passaporte Brasileiro;
- Passaporte estrangeiro;
- Carteira de Trabalho;
- Carteira Nacional de Habilitação.
Bola:
Cada agremiação deverá apresentar duas bolas em condições de jogo ao representante da partida, antes do início da mesma.
Socorro Médico:
Todo atendimento aos atletas será prestado via SUS. Os atletas deverão ter atestado médico de aptidão fisica e autorização dos pais.
 
Para Inscrição entre em contato:
Wilson Maia - Fone/Fax: (44) 3312-1164 | Cel: (44) 98828-0565 (Claro/WhatsApp) / (44) 99894-0565 (Tim/WhatsApp)
E-mail: wm.wilsonmaia@gmail.com
Até 01 de Outubro............. Depósito de 40% da taxa.
Até 15 de Novembro..........Depósito de 50% da taxa.
Após 15 de Novembro.......Depósito de 60% da taxa.
A equipe deverá quitar a inscrição 02 dias antes do inicio da competição.
Os depósitos poderão ser efetuados nos seguintes bancos:
Banco Itaú: Agência: 3899 - Conta Corrente: 10949-4
Banco Caixa Econômica: Agência: 1260 - Operação 003 - Conta Corrente: 1789-4
ATENÇÃO: Enviar comprovante do depósito por E-mail com o nome da equipe, categorias e a Copa que irá participar, caso não seja feito isso não será confirmada a inscrição.
Preencha a ficha de inscrição e nos envie por E-mail uma cópia e leve a original e entregue na CCO na chegada ao evento juntamente com a autorização.
 
Localização
 
WM Show de Bola - Eventos Esportivos